Not support Recaptcha
Pular navegação

Práticas Pedagógicas

Saiba tudo sobre Projeto Político Pedagógico

18 de maio de 2022

Tags

  • ensino
  • Gestão Escolar
  • Técnicas de Estudo

Saiba tudo sobre Projeto Político Pedagógico

 O Projeto Político Pedagógico, além de ser documento obrigatório em todas as escolas, é também um importante norteador do trabalho a ser desenvolvido no percurso letivo. Para construir um bom PPP é necessário mais do que conhecimento pedagógico, é preciso alcançar uma participação efetiva da comunidade escolar.

Apesar de ser muito conhecido no âmbito escolar, a construção do PPP é ainda um desafio, exatamente por sua importância em todos os segmentos da educação brasileira. Acompanhe o texto completo e fique por dentro da definição sobre Projeto Político Pedagógico!

O que é Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico é um documento norteador que deve ser elaborado em todas as escolas brasileiras. Considerado como um dos mais importantes documentos de gestão democrática, o PPP deve ser formulado tanto no âmbito público quanto na rede privada de ensino.

Inserido na legislação brasileira a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o PPP se tornou obrigatório a partir do ano de 1996, com a promulgação da Lei. O Artigo 12 da LDB define que, considerando regras e normas gerais, cada instituição deverá elaborar seu PPP a partir de seu próprio contexto.

Essa é a principal característica do Projeto Político Pedagógico: possibilitar à escola que seus objetivos e caminhos pedagógicos sejam traçados a partir de sua própria realidade e contexto sociocultural.

O que deve estar contemplado no Projeto Político Pedagógico?

Apesar de tratar especialmente da dimensão pedagógica da escola, o PPP é também político. Isso significa que o documento precisa conter outros fatores da instituição escolar. Entre o que deve estar elencado no PPP, podemos especificar a gestão administrativa, dados financeiros e jurídico.

Essas informações são importantes porque definem o regime jurídico da Instituição, no caso da iniciativa privada. Também no PPP fica definida a gestão escolar, como se constrói e quais funções participam da via administrativa.

No entanto, todos os outros parâmetros, gestão, coordenação, jurídico, devem estar elencados no PPP como forma de alcançar os objetivos pedagógicos, que são, por fim, o objetivo maior de existência da escola.

Por isso, o primeiro passo para a construção do PPP é levantar dados sobre a comunidade escolar e quais objetivos pedagógicos se pretende alcançar. Para elaborar um bom Projeto Político Pedagógico, esses objetivos precisam estar bem claros na redação, como também para a equipe escolar.

Caso a escola já exista e a gestão queira construir ou rever um PPP já existente, uma das formas mais indicadas é elaborar um diagnóstico de todos os segmentos envolvidos no documento para depois passar para a escrita.

Objetivos pedagógicos no Projeto Político Pedagógico

A definição dos objetivos passa sempre pelo diagnóstico anterior. Se a escola possui altos índices de repetência, a redução precisa estar elencada como um dos objetivos pedagógicos. No entanto, uma pesquisa consistente precisa ser feita para determinar, também no PPP e, posteriormente na prática escolar, como os índices serão reduzidos.

Não podemos esquecer que o PPP é um documento que rege a prática, portanto, tudo o que está nele elencado precisa ser colocado em prática. Ao contrário, o Projeto Político Pedagógico passa a não ser funcional.

Outros objetivos possíveis são a aprovação de estudantes do Ensino Médio nos vestibulares e o desempenho esperado no ENEM. Ainda podemos pensar na redução da evasão escolar, escola alfabetizadora com objetivo de elevar a qualidade da leitura e escrita.

Os objetivos podem ser diversos, entretanto é importante que a escola mantenha o foco. Muitos objetivos escritos de forma muito ampla podem servir somente para desorientar a prática. O ideal é que, os profissionais e membros da comunidade que realizem a leitura do PPP compreendam com clareza os objetivos da escola e os caminhos que ela deve seguir.

Passo a passo para construção do Projeto Político Pedagógico

Acompanhe os principais passos para a construção do Projeto Político Pedagógico enquanto documento realmente norteador da prática escolar.

Levantamento

O PPP precisa estar embasado em uma pesquisa diagnóstica. Esta pesquisa pode conter as avaliações diagnósticas dos estudantes, índices de aprovação em provas externas, índices de reprovação e também índices externos, como nível de evasão escolar ou analfabetismo da comunidade escolar onde a escola está situada. Sobre alfabetização, acompanhe também o texto sobre as modificações a partir da BNCC!

Participação

Uma das maiores dificuldades para elaboração do Projeto Político Pedagógico é a abertura da escola para participação democrática. Essa abertura envolve os estudantes e seus pais, comunidade ao redor, equipe pedagógica e escolar, além de órgãos como Secretaria de Educação e outros órgãos governamentais.

A dificuldade está, além de transmitir com clareza os dados e objetivos, em ouvir da comunidade e outros órgãos o que eles têm a dizer sobre a escola e quais demandas apresentam. A criação de um Conselho com representantes dos diversos segmentos pode facilitar bastante a escrita do PPP.

Objetivos, prioridade e ação

O documento deve ser escrito de forma a ser compreendido por qualquer pessoa. Assim, não é indicado que a linguagem de escrita do PPP seja técnica, mas sim acessível a leigos. 

Esse fato, no entanto, não implica que o Projeto não deva ser muito bem escrito e revisado, afinal, ele é um documento oficial da escola.

Assim que o diagnóstico estiver feito, o próximo passo será a definição e a escrita, com participação da comunidade escolar, dos objetivos definidos para sanar ou melhorar ainda mais a qualidade da educação, assim como as ações pedagógicas que serão utilizadas para alcançar os objetivos.

Não é necessário detalhar demais as ações a serem executadas no PPP, porque ele não é um plano de aula. As ações devem abarcar propostas pedagógicas amplas, como projetos de crianças leitoras e escritoras, trabalho com metodologias ativas e formas de avaliação.

Divulgação do Projeto Político Pedagógico.

É muito importante que o PPP seja divulgado após sua aprovação e redação final. Apresentar o Projeto Político Pedagógico em uma versão facilitada, como um mapa mental projetado pode ser uma excelente ideia para que os pais conheçam o Projeto formal da escola.

Além disso, é muito proveitoso também que as crianças e os adolescentes conheçam os objetivos e a situação pedagógica de sua escola. O PPP é um dos principais elementos da gestão e da educação democrática, por isso, a divulgação é parte essencial para não deixá-lo somente no papel.

Para acompanhar mais conteúdos de qualidade sobre Educação, siga também o Sistema Poliedro nas Redes Sociais!

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter