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Metodologias de Ensino

Sala de aula invertida: entenda o que é e como sua escola se beneficia com ela

24 de novembro de 2021

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  • Práticas Pedagógicas
  • Técnicas de Estudo

Sala de Aula Invertida

Nos últimos anos, a sociedade passou por uma série de mudanças e inovações graças à transformação digital, que alterou a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor. 

As novas tecnologias também tiveram impacto no cenário educacional e trouxeram novos recursos e possibilidades para as salas de aula, como as metodologias ativas de aprendizagem. 

A sala de aula invertida é um dos métodos inovadores, que se concentram em inserir o universo digital na proposta pedagógica e aumentar o engajamento dos estudantes no conteúdo. 

Continue a leitura deste artigo para entender o que é a sala de aula invertida, suas vantagens e como sua escola pode se beneficiar dessa metodologia na prática!  

O que é sala de aula invertida?

O conceito de sala de aula invertida (cuja origem vem do inglês flipped classroom) surgiu nos EUA, quando alguns professores notaram que as metodologias tradicionais de ensino eram incompatíveis com o estilo de vida e com o processo de aprendizagem de certos estudantes.

Alguns docentes da educação básica passaram então a adotar outros formatos de ensino, em que, com o auxílio de dispositivos tecnológicos, os estudantes deveriam estudar tópicos das matérias antes das aulas, para que pudessem usar o tempo na escola para discussões e atividades criativas. 

Assim, a sala de aula invertida pode ser definida como a inversão do modelo tradicional. Neste último, as aulas são apenas expositivas, com o professor explicando o conteúdo das disciplinas na frente da sala para que, mais tarde, os jovens façam a lição de casa sozinhos.

Na metodologia invertida, o estudante entende e internaliza alguns conceitos essenciais da disciplina antes da aula. Em seguida, junto ao professor e ao restante da turma, discute o que aprendeu, realiza atividades e tira dúvidas sobre o assunto.

Como a sala de aula invertida funciona na prática? 

Na sala de aula invertida, assim como nas demais metodologias ativas, o estudante é colocado como protagonista de seu processo de aprendizagem.

Assim, o foco da sala de aula invertida é fazer o estudante adquirir conhecimentos de forma mais autônoma, tendo o primeiro contato com os conteúdos das disciplinas escolares por conta própria e a distância. 

Isso é feito por meio do uso de materiais didáticos e recursos digitais, como videoaulas, portal on-line da escola, podcasts, pesquisas, leitura de blogs, uso de apps, entre outras ferramentas. 

Nesse caso, o professor tem o papel de orientar o roteiro de estudos do aluno, conduzir discussões sobre os temas em sala de aula, propor a realização de projetos e atividades relacionadas e trazer pontos complementares para o assunto. 

Em outras palavras, o docente atua como uma espécie de orientador no processo de aprendizagem do estudante. 

Leia também: Qual a importância de ter um Projeto Político Pedagógico na sua escola?

Quais são as vantagens da sala de aula invertida?

A adoção da metodologia de sala de aula invertida traz inúmeros benefícios. A seguir, listamos os principais. Confira! 

Mais flexibilidade 

Cada estudante tem um processo de aprendizagem único e leva um tempo diferente para internalizar cada tema discutido. 

Com a metodologia ativa e o uso da tecnologia, existe mais flexibilidade para que cada um possa levar o tempo necessário para aprender, pois é possível organizar o tempo de acordo com os outros afazeres da criança ou do adolescente.

Além disso, o estudante tem mais liberdade para voltar e revisar cada tópico quantas vezes precisar, fazendo com que a aprendizagem respeite o seu próprio ritmo.

Autonomia para o estudante

A sala de aula invertida permite que o estudante se torne agente ativo em seu próprio processo de aprendizagem. 

Afinal, ao estudar os conteúdos em casa, o adolescente pode se organizar melhor e criar o próprio cronograma de estudos, definindo o que é prioridade e quais são os recursos mais adequados para a aprendizagem, de acordo com suas dificuldades e pontos fortes.

Ele pode também usar os recursos tecnológicos com os quais tenha mais afinidade como grandes aliados nos estudos, tornando esse momento mais prazeroso.  

Otimização de tempo

No método tradicional de ensino, os professores gastam a maior parte do tempo com aulas expositivas. Com isso, os estudantes têm mais dúvidas, interrompem as explicações e o rendimento da aula não é tão bom. 

Por isso, outro benefício de adotar a metodologia de sala de aula invertida é otimizar o tempo dos docentes. Como os estudantes já tiveram um contato prévio com o assunto antes da aula, as dúvidas são tiradas de forma mais assertiva e será possível avançar com mais profundidade e velocidade.

Além disso, sobra mais tempo para propor atividades complementares e interativas, que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a interação entre os estudantes. 

Aprendizagem guiada 

É comum ouvir que, com a adoção das metodologias ativas, os professores deixam de ser tão necessários e presentes no processo de aprendizagem dos estudantes. 

Mas isso não é verdade! 

Os docentes permanecem com um papel fundamental na formação dos jovens, ajudando-os a adquirir conhecimentos, superar as dificuldades e desenvolver suas habilidades.

Os professores mediam a aprendizagem dos estudantes, acompanhando-os na organização dos estudos, na realização de tarefas e propondo atividades relevantes. Dessa forma, os jovens passam a ter um direcionamento valioso para adquirir conhecimento da melhor maneira.

Como a sala de aula invertida pode ser implementada na sua escola?

Colocar essa metodologia em prática requer algumas mudanças na gestão escolar, na prática dos professores e na dinâmica de sala de aula. Afinal, toda a lógica do processo ensino-aprendizagem será alterada. 

Por essa razão, é preciso que o corpo docente seja bem instruído pela direção da escola a respeito das novas práticas em sala de aula e que toda a comunidade escolar esteja envolvida nas transformações. 

Além disso, os educadores devem procurar maneiras de trazer a tecnologia para o centro do processo de aprendizagem, propondo a realização de atividades e o aprofundamento por meio de ferramentas, como:

  • quizzes;
  • podcasts;
  • jogos (gamificação);
  • videoaulas;
  • robótica educacional;
  • fórum de estudantes;
  • artigos e textos em forma de arquivos on-line.

É preciso que a direção da escola e os professores explorem, juntos, novas formas de ensinar, que privilegiem o protagonismo dos jovens e utilizem o recurso que eles já dominam: a tecnologia. 

As ferramentas tecnológicas são capazes de abrir um horizonte de possibilidades para a escola, criando um ambiente de aprendizado mais colaborativo, com espaço para o compartilhamento de ideias e criatividade.

O Poliedro Sistema de Ensino mantém a sua rede parceira sempre atualizada nas tendências do setor, ajudando as escolas associadas a trilharem uma jornada de sucesso com o que há de mais avançado no mercado educacional! 

Leia também: 4 motivos para contratar um sistema de ensino reconhecido

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