Not support Recaptcha
Pular navegação

Tecnologia Educacional

Tecnologia na educação: entenda os benefícios e desafios

31 de agosto de 2021

Tags

  • Digital
  • ensino
  • Ensino digital
  • tecnologia

A educação é um setor que possui um grande potencial de aproveitamento dos recursos que a tecnologia oferece. E todos ganham com isso. Os professores contam com novos meios para elaborar, executar e otimizar o seu planejamento de ensino. Os alunos passam a utilizar uma série de ferramentas para visualizar o que estão estudando em tempo real. E as instituições podem atualizar alguns setores, como suas bibliotecas, de forma on-line. O conteúdo passa a ser explorado e compartilhado com mais facilidade, tornando o processo de aprendizagem melhor.

Um olhar mais apurado

Com a tecnologia o processo de aprendizagem ganha mais atenção em cada detalhe. Os professores podem acompanhar exatamente o que o aluno realizou, fazer comparativos e observar em quais áreas houve ou não evolução. Isso seria muito difícil de ser realizado em uma aula presencial, pois a atenção do professor estaria dividida entre os outros alunos presentes na sala.

O aluno como parte da construção do conhecimento

A tecnologia na educação estimula a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Ele passa a ser um agente ativo, buscando e assimilando novos saberes a partir da sua própria iniciativa.

Os principais desafios do uso da tecnologia na educação 

Para que a tecnologia seja eficiente em todas as etapas do processo de aprendizagem, com seus benefícios aproveitados da melhor forma, é preciso identificar alguns desafios a serem superados:

Corpo docente bem-preparado

As instituições devem promover ações para que os professores façam uso eficiente das plataformas e ferramentas.

Interdisciplinaridade

A tecnologia irá facilitar o acesso a um universo de conhecimento. Mas cabe às instituições promoverem um ambiente em que o compartilhamento desse conhecimento seja algo natural. É preciso criar uma cultura de diferentes saberes para dialogarem facilmente.

Inovação na maneira de ensinar 

A metodologia precisa andar no mesmo ritmo dos recursos tecnológicos. Instituição e professores devem escolher formatos que estejam ajustados às novas plataformas e ferramentas e às necessidades atuais.

Como podemos ver, a tecnologia é uma grande aliada da educação. Com ela o conhecimento passa a fazer parte da vida de alunos e professores de forma mais dinâmica, compartilhada e acessível.

Se você quiser saber mais sobre as tendências da tecnologia no ambiente escolar, é só clicar aqui.

Gostou desse conteúdo e que saber mais sobre o Poliedro Sistema de Ensino? Fale com um dos nossos especialistas.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter