Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Tenha uma equipe capacitada na sua escola

Publicado em 16 de fevereiro de 2021Atualizado em 03 de novembro de 2022.

Tenha uma equipe capacitada na sua escola

Toda empresa depende de seus funcionários, parceiros e colaboradores para alcançar o sucesso. Com uma escola, isso não é diferente. Professores, diretores e coordenadores, passando pelo porteiro e até mesmo a equipe que cuida da cantina; cada um tem sua importância dentro da estrutura escolar.

Muitas vezes, encontrar e contratar profissionais que se adaptem às necessidades da instituição de ensino e possuem a qualificação necessária pode ser uma tarefa difícil. Consequentemente, é de extrema importância trabalhar e ajudar no crescimento profissional da equipe atual. Para isso, é preciso que haja uma sinergia entre as equipes, e cada um deve entender bem claramente seu papel dentro da empresa.

É através do preparo e do diálogo que os funcionários conseguirão entender os valores, a filosofia e as políticas da escola. Com essas informações claras e bem definidas, cada profissional conseguirá desempenhar melhor as suas atividades seguindo corretamente todas as diretrizes estabelecidas.

Entendendo a sua escola

As melhores equipes são sempre compostas por pessoas com perfis, competências e habilidades diferentes, mas que – juntas – trabalham em prol de objetivos comuns. Para isso, é fundamental que a empresa tenha bem claro sua missão, objetivos e valores.

Além disso, cada pessoa dentro da equipe precisa entender qual o seu papel dentro da empresa e quais as expectativas que os gestores têm no desenvolvimento do seu trabalho. Quando todos caminham no mesmo sentido, os resultados da equipe são potencializados e mais fáceis de serem atingidos.

Por isso, o primeiro passo é reunir diretores, coordenadores pedagógicos e gestores financeiros, que devem entender o trabalho que está sendo desenvolvido dentro da escola e como ela se organiza. Somente assim é possível conhecer profundamente a visão, missão e valores da empresa.

A importância de manter a equipe motivada

Um dos principais desafios e preocupações dos gestores de qualquer equipe é saber como motivar seu grupo de trabalho. A motivação é um dos aspectos mais importantes para o cumprimento das metas e dos objetivos da empresa e é fundamental para a criação de um ambiente prazeroso, que aumenta a produtividade e faz com que os funcionários executem suas tarefas da melhor maneira possível.

Existem dois tipos de motivação. A primeira delas é a motivação intrínseca, que está relacionada à força interior e aquela que nos faz levantar todos os dias para trabalhar. Enquanto isso, a extrínseca vem do ambiente e dos fatores externos, com incentivos, encorajamento etc.

Por isso é tão importante que a escola valorize o seu profissional. Ter um plano de carreiras, ter metas para os times e trabalhar a meritocracia são boas formas de fazer com que todos se mantenham motivados. Quando as pessoas sentem que pertencem a um time, as chances de sucesso são muito maiores, pois elas acabam se comprometendo mais com a instituição. 

Capacitando a equipe interna

Para ter uma equipe altamente qualificada, é necessário investir bastante no time interno. As escolas investem muito na formação pedagógica de seus colaboradores, e é preciso incentivar também a performance. 

É importante mapear os talentos desse profissional e atestar se ele está satisfeito com a sua função. Funcionários deslocados podem gerar problemas graves para o desenvolvimento do grupo. É importante que fique claro para o colaborador qual é seu papel dentro da organização e o que os líderes esperam dele como profissional.

Um funcionário bem treinado terá sua produtividade aumentada, se tornará um multiplicador de conhecimento e será mais eficiente nas suas entregas. Além disso, a quebra da rotina melhora os ânimos, e o investimento da empresa em sua formação oferece a sensação de reconhecimento e motivação.

A gestão deve fazer avaliações semestrais da equipe interna de desempenho, com feedback. É preciso também ter uma escuta ativa, para que sejam feitas adaptações e reestruturações conforme necessário. Esse diálogo permite que a empresa entenda quais pontos precisam ser trabalhados e ter um colaborador alocado em função que traga resultados satisfatórios para ambos!

Outros pontos de atenção

Gerenciar uma escola não é uma tarefa fácil. Esse é um trabalho complexo que envolve pedagogia, inteligência emocional, resiliência, finanças e administração, passando por planejamento escolar até a captação de novos alunos. Por isso, o gestor precisa de pessoas próximas que não necessariamente pensem igual, mas que sejam qualificadas e entendam o propósito e a missão da escola. 

Além disso, é muito importante ter uma gestão bastante profissionalizada. É preciso ter pessoas na equipe que dominem ferramentas de gestão e que possam ajudar o gestor na missão de mapear áreas de risco da escola, seus pontos fortes etc.

O diálogo é um dos elementos mais importantes para arquitetar um time de alto desempenho. Logo, não se esqueça de estabelecer um canal oficial de comunicação com a equipe. As ferramentas mais comuns para isso são o WhatsApp e o e-mail. O importante é ter esse canal bem definido, para que todos estejam mais alinhados. 

Como dizia o escritor norte-americano Napoleon Hill, “um propósito definido desenvolve a autoconfiança, iniciativa pessoal, imaginação, entusiasmo, autodisciplina e concentração de esforços. Tudo isso é uma soma de pré-requisitos para a conquista do sucesso material!”. Esses mesmos quesitos podem ser utilizados para montar uma equipe altamente qualificada.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Tags

  • Gestão Escolar

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Fale com um especialista

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter