Colégio CLQ aposta em projeto que humaniza e dá voz às propostas dos alunos

A escola parceira do Sistema Poliedro, Colégio Luiz de Queiroz (CLQ), em Piracicaba (SP), foi vencedora do Prêmio Excelência, na categoria “Arte e cultura para ensinar melhor”, com o projeto Átopos. A proposta é valorizar e ampliar o repertório cultural e simbólico dos alunos, promovendo, dessa forma, o despertar de um olhar mais sensível sobre a vida.

O projeto, criado em 2016, é fruto de uma iniciativa dos alunos que decidiram reunir alguns professores para discutirem a criação de um núcleo de aprofundamento em Ciências Humanas. Entre as habilidades trabalhadas, a autonomia intelectual, emocional-afetiva e social estão presentes em todas as etapas para, assim, aprimorar e fortalecer a capacidade de aprendizagem dos envolvidos.

Etapas do projeto

O Átopos é pautado por alunos voluntários do 9º do ano e das três séries do Ensino Médio. Eles selecionam um tema mais sensível para ser trabalhado a partir de reuniões que reforçam o diálogo entre eles e os educadores. Durante os encontros, eles são ouvidos e orientados sobre as suas inquietações.

“As demandas dos alunos surgem espontaneamente e nós apoiamos o processo criativo por meio de oficinas e do trabalho de escuta”, explicou Ingrid Benetti, professora de artes e organizadora do projeto.

Após essa etapa, as soluções educacionais são desdobradas em palestras abertas a toda a comunidade escolar e em rodas de diálogo sobre o assunto. Logo depois, os alunos iniciam a fase de elaboração de novas propostas e, também, de oficinas de criação artística como soluções estéticas para as questões apresentadas.

Neste ano, o Átopos tratou o assunto “Totalitarismo na contemporaneidade e suas formas de resistência - Década 1968 até os dias de hoje”. O tema foi retratado pelos alunos por meio de atuação artística e pintura na pele.

Próximos passos

A professora Tatiana Girardini, também organizadora do projeto, comentou a respeito dos próximos passos. “O projeto é muito espontâneo e tem um número flutuante de alunos que participam ativamente. Para 2019, a intenção é continuar contando com essa espontaneidade, mas fixar horários e rotina para o desenvolvimento das ações”, finaliza.

Poliedro Sistema de Ensino
Política de Privacidade - Termos de uso - Desenvolvimento @2016 Poliedro - Todos os direitos reservados.