Not support Recaptcha
Pular navegação

Arte&Cultura

Expandir possibilidades e conectar-se com o lado artístico

Inscrições de 04 a 26 de abril.

O Concurso

No Arte&Cultura, o Poliedro abre as portas da imaginação, dando palco para as ideias e habilidades artísticas de nossos estudantes. Por meio de um concurso, eles têm a chance de explorar diversas formas de expressão cultural, compartilhando suas opiniões sobre um determinado tema, que é escolhido a cada ano.

Tema

Semana de Arte Moderna: conhecer, criar e fruir

A Semana de Arte Moderna foi realizada em 1922; entretanto, anos antes, os modernistas já apresentavam ao público suas ideias, de maneira isolada, por meio de exposições esporádicas ou de declamações de poesias. Como se tratava de um movimento restrito, esses artistas ficavam à mercê de críticas de uma elite conservadora.

As obras modernistas, portanto, já existiam e não se restringiam a São Paulo, local de realização da Semana de 22. O movimento ganhou força real e evidente nos anos seguintes – o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, por exemplo, só foi concebido em 1928.

O movimento traduziu – em forma de novas construções poéticas, novas pinceladas e novas histórias – o futuro da sociedade brasileira, afetada por mudanças na política, na economia e nos costumes rotineiros. Foi um acontecimento de repercussão nacional, celebrado em todo o Brasil, que uniu as culturas regionais e reverenciou as figuras populares, indígenas e afrodescendentes.

Após 100 anos, é possível afirmar que o evento teve, sim, muita importância, e o Concurso Arte&Cultura pretende ampliar esse debate, sob o olhar dos alunos, pelas modalidades do concurso.

Professor

A Semana de 22 foi um marco histórico, consolidando o que já havia sido feito e dando força ao que foi produzido posteriormente. Foi um movimento ímpar, desinteressado de promover este ou aquele artista, esta ou aquela modalidade. Na verdade, foi o cartão de visitas de uma nova forma de pensar, sobretudo com liberdade. É consenso de que novas formas de arte surgiriam mesmo sem o evento modernista, mas alguém precisava anunciar isso, e essa missão ficou a cargo do Grupo dos Cinco – os modernistas que promoveram o evento: Menotti Del Picchia, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

Poetas, compositores, escultores, pintores… estavam todos cansados de reproduzir e ver nas obras as mesmas referências e padrões estéticos tradicionais da arte acadêmica, importados da Europa. Além disso, eles queriam liberdade para representar a nossa cultura. Já estava na hora de valorizar o que era nosso e criar uma identidade brasileira.

Muitos defendem e concordam que a Semana de 22 foi o ponto de partida para a verdadeira identidade da arte brasileira. Com o passar das décadas, o movimento foi tomando corpo e abrindo portas para uma produção artística cada vez mais diversa e inclusiva, como a que conhecemos hoje.

Conheça as modalidades

O Poliedro entende que as diferentes formas de expressão artística que fazem parte
deste projeto contribuem para o desenvolvimento do aluno.

Programação

Fase Início Término
Fase Inscrições
Início 04/abr
Término 26/abr
Fase Disponibilização do tutorial para o envio dos trabalhos
Início 15/jun
Término
Fase Envio dos trabalhos
Início 01/jul
Término 15/jul
Fase Avaliação dos trabalhos pela Comissão Julgadora
Início 18/jul
Término 17/ago
Fase Validação dos trabalhos classificados
Início 12/set
Término 20/set
Fase Divulgação dos premiados
Início 24/nov
Término

Saiba como foram as últimas edições

Venha visitar a galeria virtual do Arte&Cultura e apreciar todos os trabalhos finalistas dos concursos.

Faça parte e incentive seus estudantes!

Outros eventos e projetos